top of page
Buscar
  • Foto do escritorTime Projetos

Evolução da conservação da carne


Presente na mesa da maioria do mundo, a carne de boi, de porco, peixe e frango são de extrema importância para o nosso organismo por serem ricos em proteína, trazendo nutrientes fundamentais para a saúde da pele, ossos e músculos. Além disso, melhoram o nosso sistema imunológico e podem controlar as alterações hormonais.

Porém deve-se atentar para a conservação destes alimentos, uma vez que se não armazenados de maneira correta, podem trazer prejuízos irreparáveis para nossa saúde.

 

Porque estragam?

Esse tipo de alimento possui uma validade curta, caso sejam mantidos por certo período de tempo em contato com ar, umidade ou calor, devido a proliferação de bactérias. Por meio da ação dessas, ocorre a deterioração por putrefação, ou seja, a decomposição do alimento.

 

Malefícios do consumo de carnes com má conservação.

O armazenamento da carne em temperaturas inadequadas pode ocasionar Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), como por exemplo as infecções ou intoxicações alimentares. Essas enfermidades geram dor de cabeça, vômitos, diarreia, febre, dores abdominais, náuseas e, que podem se agravar, trazendo complicações e até a morte.

Alguns dos sintomas são causados pelas toxinas produzidas pelos micro-organismos presentes na carne ou pela entrada de uma bactéria no organismo da pessoa.

 

Evolução da conservação das carnes.


Desde a pré história nossos ancestrais se alimentavam de carne vermelha a partir de sobras de carcaças. Com a descoberta do fogo, o modo de alimentação mudou drasticamente e com ela o modo de conservar, alterando da secagem no sol para a técnica de defumação.

Após a construção das primeiras cidades, observou-se um aumento populacional significativo, com isso foi necessário técnicas mais sofisticadas para armazenar a carne a fim de que durassem mais tempo. Desta forma, surgiu o tratamento da carne e do peixe por meio da salga.

Apesar da evolução da humanidade, alguns hábitos nunca mudaram, como por exemplo o consumo de carne. Porém, o avanço da tecnologia possibilitou uma conservação muito mais eficiente. Além da possibilidade de estocagem pessoal também foi permitido estocar grandes quantidades de produtos e disponibilizá-los ao comércio.

Hodiernamente, o método mais utilizado para armazenar esses alimentos é por congelamento que evita o desperdício e a deterioração dos mesmos. Como por exemplo, geladeiras, freezer e até frigoríficos no caso dos açougues.



 

Precisa de um planejamento para que seus produtos alimentícios não estraguem e durem mais? Quer aumentar sua produção ou vendas, sem que a qualidade do seu produto caia? A Projeta Júnior oferece o serviço de Conservação de Alimentos de modo personalizado, pensado para você!

Desta forma seus produtos ganham mais tempo na prateleira, aumenta a segurança e a preservação da qualidade do produto.

Entre em contato conosco para mais informações:

Instagram: @juniorprojeta

Email: comercialprojetajr@gmail.com



REFERÊNCIAS



-https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=105387



-https://legadoconsultoriajr.com.br/conservacao/?gclid=EAIaIQobChMIkovpxfXd8wIVSASRCh3bQw9hEAAYASAAEgISrPD_BwE


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page