top of page
Buscar
  • Foto do escritorTime Projetos

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA NOS ALIMENTOS

A água é um recurso natural abundante e de suma importância para a vida na terra. Em meio à poluição devido ao uso e descarte impróprio, sua qualidade se torna duvidosa quando se trata de seu uso em processos e preparos de alimentos. A água está relacionada com diversas reações químicas e transporte de substâncias no corpo humano. Infelizmente, a água acaba sendo veículo de transmissão de doenças, por isso ficarmos atentos à importância da qualidade da água para saúde é tão importante.


Alimentos e água. Importância da qualidade da água no preparo de alimentos

”Além dos microorganismos transmissores de doenças a água está sujeita a detritos, contaminações por ferro, areia, lodo, sedimentos e muitos resíduos que consumidor por anos a fio com frequência pode prejudicar muito a saúde humana. A contaminação pode ocorrer não somente na água que se bebe, mas também no consumo de alimentos cozinhados ou lavados com águas poluídas.”


Os municípios tem a obrigação de fornecer água de qualidade aos seus moradores, porém, muitas das vezes a água que chega as nossas torneiras não é adequada para ser consumida direta e indiretamente. Em grandes empresas e indústrias não é diferente. Em algumas delas, a água passa por vários processos de análises até que sua qualidade seja comprovada e, só assim, usada para preparos e processos.


Mas por que fazer análise na água que nos é fornecida?

A água contaminada pode trazer problemas a nossa saúde ou, em empresas como restaurantes, bares e lanchonetes, prejudicar o bem-estar de seus clientes não oferecendo um produto/alimento de qualidade.

“Febre Tifoide, Cólera, diarreias, esquistossomose e até Hepatite são algumas doenças que podem ser adquiridas em contato com água contaminada, um ainda sério problema de saúde pública no Brasil, onde a rede de tratamento de esgoto deixa a desejar em muitos lugares.”

 

Análise de água: potabilidade da água e proteção

Água e alimentos

A qualidade da água das fábricas de alimentos é rigorosamente fiscalizada pela

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Para alimentos caseiros, é necessário atentar-se mais para as características simples da água potável, como gosta substância visível na sua captação. Quando a água tem alguma característica divergente da potabilidade, a melhor forma de descobrir a causa é por meio da análise da água, que pode ser dividida nas três categorias a seguir:


Testes físicos: indicam propriedades perceptíveis pelos sentidos. As características de ordem físicas incluem a cor, turbidez, odor e sabor. Em determinadas situações são prejudiciais a diversas operações durante o processamento dos alimentos.

Análise de água. Importância da análise de água

Testes químicos: as características químicas da água são resultantes da presença de substâncias dissolvidas, em geral avaliáveis somente por meios analíticos. São de grande importância sob os aspectos de processamento, de higiene e de economia nas indústrias de alimentos. Os principais parâmetros a serem analisados são: dureza, acidez e alcalinidade, sílica, ferro e manganês e gases.


Testes microbiológicos: água de má qualidade microbiológica pode trazer sérios transtornos às indústrias de alimentos, tornando-se difícil à produção de alimentos dentro dos padrões microbiológicos exigidos pela legislação.


Testes regulares da água são indispensáveis para monitorar quaisquer mudanças na qualidade. Se isso ocorrer, é essencial que o monitoramento aconteça em intervalos fixos a partir do mesmo ponto. No entanto, também pode ser uma boa ideia realizar testes de água em resposta a um evento inesperado, como um vazamento químico.


 

Referências Bibliográficas:




111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page