top of page
Buscar
  • Foto do escritorTime Projetos

A IMPORTÂNCIA DO MANUAL DE BOAS PRÁTICAS EM FARMÁCIAS

A farmácia faz parte do cotidiano de qualquer pessoa, seja na maioria das avenidas ou ruas, esse segmento é uma parada obrigatória após consultas médicas para a compra de remédios, ou quando se precisa de artigos de higiene pessoal.

Com o passar dos anos, as farmácias são consideradas cada vez mais como opção de compra para o consumidor, não apenas de medicamentos, mas também de produtos de saúde e bem-estar. Realizar estratégias para que os produtos estejam bem posicionados e proporcionar uma boa experiência de compra faz toda a diferença para valorizar o estabelecimento e tornar o mercado farmacêutico mais relevante.


Porque elaborar um manual de boas práticas?

fonte : https://www.hipolabor.com.br/

O varejo farmacêutico está sempre tendo que se adaptar à nova forma de se relacionar com os clientes por diversos fatores, como a pandemia do Covid-19 que promoveu uma alta na procura por testes rápidos e medicamentos, ou ainda, à transformação digital que incentivou o delivery e e-commerce. Nesse sentido, a implementação do manual de boas

práticas tornou-se indispensável para retratar a realidade das empresas farmacêuticas e assegurar que todos os envolvidos conheçam e cumpram as normas exigidas.


 

Mas, para que serve este documento?

fonte : https://www.unicesumar.edu.br/blog/

O MBPF ( Manual de Boas Práticas Farmacêuticas) é um documento que reflete a integridade e o compromisso do estabelecimento comercial com seus clientes. Ele estabelece todos os critérios e normas requeridos, a fim de nortear os seus procedimentos, serviços e processos, tanto do ponto de vista sanitário quanto técnico. Assim, o MBPF busca assegurar a qualidade dos produtos disponibilizados aos cliente, aumentando a segurança e a confiança do cliente com o estabelecimento. É importante salientar, que a pela resolução RDC nº 44 da Anvisa, publicada em 2009, que nos fornece informações sobre as boas práticas farmacêuticas, uma série de regras foram estabelecidas para o funcionamento adequado desses estabelecimentos. Incluindo ainda o Manual de Boas Práticas (MBP) e os Procedimentos Operacionais Padrão.


 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :


Disponível em<http://portal.crfsp.org.br/legislacao-/113-juridico/legislacao/1696-resolucao -rdc-no-44-de-17-de-agosto-de-2009-.html>. Acesso em 03 de Agosto de 2021. Disponível em: <https://revistadafarmacia.com.br> . Acesso em 03 de Agosto de 2021.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page